domingo, 24 de fevereiro de 2008

Cavalos – Factor de Aproximação e Unidade


Os cavalos foram sempre na família Lima Monteiro um forte factor de aproximação e de união. O encontro de Joaquim Lima Monteiro, com Encarnação foi proporcionado precisamente pelos cavalos.
Joaquim era estudante da Faculdade de Direito em Coimbra, mas a sua grande paixão eram as coisas do campo, o gado bravo e os cavalos. Nas férias estudantis não desperdiçava o seu tempo e era na aprendizagem dos segredos e das técnicas de campo que dedicava o seu tempo. Também na aprendizagem e aperfeiçoamento equestre.
Desde 1887 data da Instalação da Coudelaria Nacional na Fonte Boa, ali mesmo no Vale de Santarém, que o Leopoldo Nunes Chaves era ali Equitador Principal.
O Chaves era um grande amigo de Francisco Lima Monteiro e foi o Instrutor de seu filho Joaquim.
Em 1918 o Chaves criou um Picadeiro em Lisboa, na rua de Salitre. Era nessa época um dos Picadeiros da moda, onde as meninas Lisboetas completavam a sua educação e aprendiam a montar a cavalo.
Nas férias grandes o Joaquim ia com frequência para Lisboa, instalava-se em casa do Chaves e ajudava-o nas suas tarefas lá no Picadeiro. Foi lá que conheceu as irmãs Villalonga e em particular Encarnação, por quem logo se enamorou.
O encontro de Joaquim Lima Monteiro e de Encarnação, aconteceu motivado pelos cavalos e o seu casamento realizou-se em 1923.
Encarnação mulher muito activa, foi sempre um apoio imprescindível para o Lavrador ribatejano, teve uma vida longa pois só veio a falecer em 1996, com 93 anos de idade.
Desde a morte de seu marido em 1976, que foi ela a proprietária e principal representante da Ganadaria e da Coudelaria.

Nenhum comentário: